"Estais sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança." (I Pedro 3,15)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O Sacrifício do Cordeiro.

Em Rituais, no Antigo Testamento, eram oferecidos a Deus, sacrifícios de animais, como cordeiros, para que aquele sangue derramado e aquele corpo, servissem como expiação dos pecados. Num ato concreto, o animal pagava com a vida, o pedido de perdão, clemência e misericórdia do povo, ao Senhor Deus. O cordeiro oferecido representava todas as ovelhas. Todo o rebanho de Deus.
Nesse sentido, explico de forma simples, para aqueles que necessitam compreender o significado da Santa Missa.
A Santa Missa é um ritual de sacrifício. O que aconteceu na Santa Ceia, Jesus pediu que se repetisse em memória d'Ele. "FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM!" - Desde então, esse ritual é realizado. Eis onde nasceu a Santa Missa.
Um ritual de sacrifício exige um cordeiro para ser imolado ou seja, morto. JESUS É O CORDEIRO! Ele deu Seu corpo e Seu sangue em prol da salvação de toda a humanidade.
Quando compreendemos isso, compreendemos o sentido de uma Missa. Percebemos o quanto é bela, o quanto é séria, o quanto é preciosa para estarmos ali tão desatentos. É lastimável nossa constante desatenção durante a missa. Tanto dos mais maduros na fé (que as vezes tomam o ritual como algo corriqueiro ou mera repetição), quanto dos mais novos (que não sabem nem porque estão ali). Tanto dos que estão em serviço (muitos aguardando apenas sua hora de cantar, de tocar, de ler, de recepcionar, de guardar, de levar algum objeto para alguma finalidade), quanto dos que estão na assembleia (com calor, com frio, com preguiça, conversando, rindo, mexendo nas suas redes sociais, comendo pipoca ou bombom. Sem falar nos que vão com chiclete pra fila da comunhão... Misericórdia!).
RESUMINDO:
MISSA = ritual de sacrifício.
JESUS = O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
VOCÊ = parte do povo de Deus, que participa do ritual, pedindo misericórdia e se alimentando do banquete, do Pão da Vida, do alimento da alma.
PADRE = representa Jesus, realizando a oferta de seu corpo e de seu sangue, na Santa Ceia.
Mantenhamos nosso olhar fixo no altar do sacrifício. Mantenhamos o olhar fixo no cordeiro, em Jesus. E ouvidos bem atentos à Palavra de Deus.
Com um pouco mais de compreensão, daquilo que é óbvio para muitos, conseguiremos abrir nosso coração, abrir nossos olhos, focar mais naquilo que é importante evitando conversas, celular, pensamentos e tudo que venha nos distrair na hora da Santa Missa.
Boa missa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário