GENUFLEXÃO – É um ato de adoração pelo qual dobramos nosso joelho direito até tocar o solo e voltamos à posição normal.
TIPOS DE GENUFLEXÃO: simples e dupla.
1. GENUFLEXÃO SIMPLES - COM O JOELHO DIREITO ATÉ O CHÃO: ocorre quando se está passando pela Capela do Santíssimo e quando se está diante do Sacrário (quando está fechado. Por exemplo: vc entra na capela, faz a genuflexão simples, se ajoelha para rezar e quando terminar, faz de novo a genuflexão simples e sai). Na Missa, o Sacerdote faz 3 vezes a genuflexão com o joelho direito até o chão: após a elevação do Pão (que se transforma no Corpo de Cristo); após a elevação do Vinho (que se transforma em Sangue de Cristo), e antes da comunhão. Faça a genuflexão, quando estiver diante de Jesus e diante da Santa Cruz (lembra da Sexta-feira Santa? Adoração da Cruz? Pois é!). Se estiver diante do altar ou diante de imagens de santos, quadros e etc... não precisa fazer a genuflexão.
2. GENUFLEXÃO DUPLA - COM OS DOIS JOELHOS TOCANDO NO CHÃO ocorre sempre que: o Sacrário estiver aberto; no momento da Consagração; na distribuição da comunhão (depois que vc comunga) e; quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto na Custódia (o Ostensório), para a adoração.
-----------------------------------
INCLINAÇÃO – quando você se inclina, você faz uma reverência honrando pessoas ou a seus símbolos.

1. INCLINAÇÃO DE CABEÇA: quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas (Pai, Filho e Espírito Santo); ao nome de Jesus; ao nome da Virgem Maria e do Santo em cuja honra se celebra a Missa.
2. INCLINAÇÃO DO CORPO OU INCLINAÇÃO PROFUNDA, se faz: ao altar; às orações Ó Deus todo-poderoso, purificai-me e De coração contrito; no símbolo às palavras E se encarnou; no Cânon Romano, às palavras Nós vos suplicamos. O diácono faz a mesma inclinação quando pede a bênção antes de proclamar o Evangelho. Além disso, o sacerdote inclina-se um pouco quando, na consagração, profere as palavras do Senhor.
---------------------------
Não podemos deixar que a Presença de Deus no meio de nós se torne algo trivial, banal, sem merecer a devida atenção e respeito. Diante Dele é preciso silêncio, adoração e todo respeito.
Pessoas podem não se ajoelhar por motivo de saúde (alguma dor na coluna, problemas nos joelhos e etc...), podem fazer a inclinação profunda. Mas você que pode adorar o Senhor, adore-O!
Tem gente que não se ajoelha para não sujar a roupa... tem gente que não entende o motivo e por isso não faz os gestos... tem gente só olha para o Senhor quando ouve a sineta tocar... tem gente tão desatenta, meu Deus... é preciso esclarecer como fazer para que nossos irmãos fiquem mais atentos!
Louvado seja Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário