"Estais sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança." (I Pedro 3,15)

sábado, 26 de novembro de 2016

Ano litúrgico - parte II.



GOTINHAS DE CATEQUESE

Atenção amiguinhos, neste domingo 27 de novembro, vivenciaremos o Primeiro Domingo do Advento! Iniciaremos o Ciclo do Natal. Veja a imagem para compreender melhor:
Procure a seta vermelha. Ela indica o início do Ano Litúrgico. Temos 4 domingos do Advento sendo que o terceiro, de cor rosa, indica que é o domingo da alegria. E logo, logo, chegaremos ao Natal, o nascimento de Jesus.
Enquanto não chega o Natal, vivemos na expectativa, na vigilância!
Continue participando da missa e fazendo suas orações. Vivamos juntos essa preparação para receber nosso Salvador.
Depois do Ciclo do Natal, temos o Tempo Comum, o Tempo Pascal... - que explicaremos melhor em outra ocasião.
Feliz Advento! ;)
_____

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Como receber a Comunhão.

   Acredite: ainda tem gente que diz ''muito obrigado!'', quando recebe do padre ou do ministro a Sagrada Eucaristia. Já soube de um caso em que a pessoa disse: ''muito prazer!'' Enfim.... vamos esclarecer mais um ponto chave e bem básico que todo católico deveria saber e por algum motivo, alguma falha em sua catequese ou alguma falta de orientação de alguém, faz errado. Vamos lá!

   Primeiro ponto é ter feito a Primeira Eucaristia. Segundo ponto é fazer um exame de consciência, uma reflexão de suas atitudes que desagradaram a Deus. Depois decida-se ir ou não ir para a fila da comunhão. Atenção, se estiver com algum impedimento em relação a estado de vida, faça sua comunhão espiritual! Jesus habitará em seu coração sim, pois Ele o ama e deseja um dia poder estar presente em corpo e sangue em você! Deseje isso também e procure o quanto antes regularizar sua situação! Não é a Igreja que te impede e sim a sua situação atual!
   
Bom, voltando ao exame de consciência, ouvi de um sacerdote uma vez que as faltas leves, cotidianas, as que são perdoadas na Santa Missa no ato penitencial, não nos impedem de comungar. Já uma falta grave requer confissão e tb quando passamos um bom tempo sem ir ao confessionário, é hora de despertar e dirigir-se ao sacerdote para assim, confessar o arrependimento e acolher o perdão de Deus.
FORMAS DE COMUNGAR
- Na boca
- Na mão
- De joelhos e na boca
1. Na boca: ''Eis o Corpo de Cristo!'' você responderá: ''Amém!'' e abrirá a boca o suficiente para que a partícula sagrada seja colocada em sua língua.
2. Na mão: primeiro, mãos limpas, hein! Com a mão esquerda em cima da mão direita, à altura do coração, você responderá o ''Amém'' e deixará descansar o Corpo de Cristo em sua mão, pegando-O com os dedos da mão direita e levando-O à sua boca, na presença do sacerdote ou ministro. Nada de levar a palma da mão esquerda até sua boca ou fechar a mão e sair andando, comungando pelo caminho ou até nem comungando. É triste ver irmãos que não tem consciência pois quantas vezes o Corpo de Cristo é encontrado grudado debaixo dos bancos, pois foi retirado da boca, porque a pessoa não gostou e descartou.... e outros que roubam a Sagrada Eucaristia para levar a outros lugares. Muito cuidado! Já não é mais um pedaço de pão! É o próprio Cristo! "Quem deitar fora as espécies consagradas ou as subtrair ou retiver para fim sacrílego incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica" (CIC 1367).
Mas ainda não acaba por aí a comunhão na mão; você deve olhar minuciosamente para a palma de sua mão esquerda e ver e não ficou nem uma partícula. Por menor que seja, é o Cristo por inteiro. Comungue-a! Não permita que se perca pelo chão ou limpando a mão em sua roupa.
3. De joelhos e na boca: há um certo espanto quando alguém se ajoelha para receber a comunhão, mas essa pessoa está certíssima! Dobrando os joelhos estamos adorando o Senhor. Não julguemos os irmãos que assim preferem comungar. Essa prática tem voltado ultimamente e é realmente uma demonstração de grande honra a Jesus. Já soube de casos de um sacerdote e até de ministros que mandaram a pessoa se levantar e receber a comunhão de pé. Gente! O que é isso? Essa forma é autorizada sim pela Igreja e o fiel não pode ser impedido de fazer essa honra a Jesus. "Não é lícito negar a sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, só pelo fato de querer receber a Eucaristia ajoelhado ou de pé" (Redemptionis sacramentum, 91).
---------------------------
Resumindo: depois de responder "amém", o fiel comunga "na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que recebe a santa hóstia, consome-a inteiramente" (Instrução Geral do Missal Romano, 161).
Permita que a Eucaristia se dissolva em sua boca, enquanto você ora e louva o Senhor! Lembre-se de permanecer 1h em jejum antes de comungar, exceto se precisar tomar água ou algum remédio. ''Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, excepto água ou remédios.
As pessoas de idade avançada e as que padecem de alguma doença, e ainda quem as trata, podem receber a santíssima Eucaristia, mesmo que dentro da hora anterior tenham tomado alguma coisa'' (CDC, can. 919).
-----------------------------------

Como entender o Ano Litúrgico - parte I.

Quero dizer que neste próximo domingo, o ano vai acabar! Calma, calma! Estou falando do Ano Litúrgico e não do Ano Civil.
Ano Civil: começa no dia 1 de janeiro e termina dia 31 de dezembro.
Ano Litúrgico: começa com o Tempo do Advento que inicia próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro.
ADVENTO: vem do latim Adventus que quer dizer “vinda”, "chegada".
A cor usada na Liturgia no Advento é o roxo e o objetivo desse tempo é avivar nos fiéis a espera do Senhor, ao longo dessas 4 semanas que antecedem o Natal.
Neste próximo domingo, dia 20, celebramos a Festa de Cristo Rei e com isso encerramos o Ano Litúrgico. Já no próximo domingo, dia 27, vivenciaremos o 1º Domingo do Advento, que é um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus.
Nas missas do tempo do Advento você não vai ouvir o Hino de Louvor (o Glória), pois ele fica especialmente reservado para a grande noite do Natal! Na aclamação ao evangelho, permite-se cantar o Aleluia, por ser um tempo também de alegria, de esperança, diferentemente do tempo da Quaresma, em que não se canta o aleluia por ser um tempo mais penitencial.
A imagem pode conter: textoParticipe da Santa Missa com sua família, especialmente aos domingos. Lá, entrarão junto com a Igreja, nesse tempo de vigilância, de espera, de expectativa. Vamos juntos, acompanhar, a cada domingo, o acendimento das 4 velas que compõem a Coroa do Advento. Uma vela para cada domingo. As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas. As velas são três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
__________________________________

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

IMACULADA CONCEIÇÃO.

     Você já ouviu falar na sua comunidade, ou paróquia, sobre a Imaculada Conceição, é não sabe o que isso quer dizer,pois bem aqui via uma aulinha básica de catequese. 


     Maria, mãe de Jesus, é chamada de Imaculada Conceição. Mas de forma simples, o que isso quer dizer?

  I = sentido de inexistente.
  MÁCULA = palavra que vem do latim e quer dizer "mancha".
  IMACULADA = sem mancha.

     Maria não tem a mancha do pecado original - aquele de Adão e Eva, pelo qual toda a humanidade padeceu.
CONCEIÇÃO = vem de concepção.
     Deus criou Maria, desde a sua concepção, sem a mancha do pecado (lembra da música: "Ó Maria concebida sem pecado original..."). Ela foi gerada sem pecado. Nasceu e vive sem pecado. Disse "Vive" pois ela não morreu, mas foi levada pelos anjos, ao Céu - ou seja foi assunta ao céu.
Nossa Senhora foi preparada com antecedência para gerar nosso Salvador, Jesus.
O depósito de Jesus, o ventre santo, jamais poderia ter mancha de pecado. Maria é toda pura!
Para a Igreja, IMACULADA CONCEIÇÃO é um Dogma! Algo que deve ser extremamente respeitado.
     E temos a comemoração da memoria de sua imaculada conceição todo o dia 8 de Dezembro. 

Como Não Esquecer Os Mistérios Do Terço.

                                                     

      Olá Irmãos, e Irmãs, Paz e bem! hoje nos vamos falar da meditação dos mistérios da fé católica, que estão divido em quatros grupos, de cinco mistérios ou conhecido como o terço, o mesmo e uma das orações prediletas dos católicos, e de nossa senhora também já que em varias de suas aparições, ela nos indica o terço (rosário).

      Quem já esqueceu qual era o mistério a contemplar, levanta a mão aí! Pois é! Vou partilhar meu método de memorização. Vai ver como é fácil.
    Hoje Vamos abordar hoje os Mistérios Gozosos.
 São mistérios que só falam de alegria.
Pra facilitar, formula-se uma historinha:
    Era uma vez um ANJO QUE ANUNCIOU A MARIA QUE ELA SERIA A MÃE DO SALVADOR. Ela aceitou e ficou tão feliz que foi fazer uma visita para a prima dela que se chamava Isabel, para contar a boa notícia. MARIA ENTÃO, VISITOU ISABEL, que ficou tão feliz que até sentiu em seu ventre o mexer do menino que seria o precursor, João Batista, primo de Jesus. Por lá, Maria ficou um tempo e depois voltou para a cidade, até que chegou a hora e aconteceu O NASCIMENTO DE JESUS NA GRUTA DE BELÉM. Nasceu o salvador!
    Naquele tempo, toda criança tinha que ser levada ao templo e toda mãe tinha que ser purificada então houve a APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS E A PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA. Não que ela fosse impura, ela sempre foi pura. Mas toda mãe tinha que passar pelo processo de purificação.
   A PERDA E O ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO, ENTRE OS DOUTORES.Pronto. Fim da história.
Bom, o menino cresceu e com 12 anos ele foi dado como desaparecido da caravana que voltava de uma viagem. Pense na aflição de uma mãe! Então ela e José, seu esposo, procuraram muito por ele e voltaram pra cidade pra ver se ele estava lá e o encontraram ensinando as autoridades do templo. Jesus, desse tamanho, já era demais mesmo. Sabedoria que ultrapassava a de todos ali. Esse episódio ficou marcado como:
Entendeu? Tem uma lógica, uma continuidade nos acontecimentos. Pensando assim, dificilmente você vai confundir ou esquecer os mistérios.
Resumindo: MISTÉRIOS GOZOSOS
1. A anunciação do Anjo São Gabriel e a encarnação do verbo no seio da Virgem Maria.
2. A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Izabel.
3. O nascimento do menino Jesus na gruta de Belém.
4. A apresentação do menino Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora.
5. A perda e o encontro do menino Jesus no templo entre os doutores.
__________
Rezar o terço e contemplar os mistérios é passear pela Sagrada Escritura. Faz muito bem! Faça isso sempre!

GENUFLEXÃO E INCLINAÇÃO.

GENUFLEXÃO – É um ato de adoração pelo qual dobramos nosso joelho direito até tocar o solo e voltamos à posição normal.
TIPOS DE GENUFLEXÃO: simples e dupla.

 1. GENUFLEXÃO SIMPLES - COM O JOELHO DIREITO ATÉ O CHÃO: ocorre quando se está passando pela Capela do Santíssimo e quando se está diante do Sacrário (quando está fechado. Por exemplo: vc entra na capela, faz a genuflexão simples, se ajoelha para rezar e quando terminar, faz de novo a genuflexão simples e sai). Na Missa, o Sacerdote faz 3 vezes a genuflexão com o joelho direito até o chão: após a elevação do Pão (que se transforma no Corpo de Cristo); após a elevação do Vinho (que se transforma em Sangue de Cristo), e antes da comunhão. Faça a genuflexão, quando estiver diante de Jesus e diante da Santa Cruz (lembra da Sexta-feira Santa? Adoração da Cruz? Pois é!). Se estiver diante do altar ou diante de imagens de santos, quadros e etc... não precisa fazer a genuflexão.

2. GENUFLEXÃO DUPLA - COM OS DOIS JOELHOS TOCANDO NO CHÃO ocorre sempre que: o Sacrário estiver aberto; no momento da Consagração; na distribuição da comunhão (depois que vc comunga) e; quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto na Custódia (o Ostensório), para a adoração.
-----------------------------------
INCLINAÇÃO – quando você se inclina, você faz uma reverência honrando pessoas ou a seus símbolos.
TIPOS DE INCLINAÇÃO: de Cabeça e de Corpo.
1. INCLINAÇÃO DE CABEÇA: quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas (Pai, Filho e Espírito Santo); ao nome de Jesus; ao nome da Virgem Maria e do Santo em cuja honra se celebra a Missa.
2. INCLINAÇÃO DO CORPO OU INCLINAÇÃO PROFUNDA, se faz: ao altar; às orações Ó Deus todo-poderoso, purificai-me e De coração contrito; no símbolo às palavras E se encarnou; no Cânon Romano, às palavras Nós vos suplicamos. O diácono faz a mesma inclinação quando pede a bênção antes de proclamar o Evangelho. Além disso, o sacerdote inclina-se um pouco quando, na consagração, profere as palavras do Senhor.
---------------------------
Não podemos deixar que a Presença de Deus no meio de nós se torne algo trivial, banal, sem merecer a devida atenção e respeito. Diante Dele é preciso silêncio, adoração e todo respeito.
Pessoas podem não se ajoelhar por motivo de saúde (alguma dor na coluna, problemas nos joelhos e etc...), podem fazer a inclinação profunda. Mas você que pode adorar o Senhor, adore-O!
Tem gente que não se ajoelha para não sujar a roupa... tem gente que não entende o motivo e por isso não faz os gestos... tem gente só olha para o Senhor quando ouve a sineta tocar... tem gente tão desatenta, meu Deus... é preciso esclarecer como fazer para que nossos irmãos fiquem mais atentos!
Louvado seja Deus!