Acredite: ainda tem gente que diz ''muito obrigado!'', quando recebe do padre ou do ministro a Sagrada Eucaristia. Já soube de um caso em que a pessoa disse: ''muito prazer!'' Enfim.... vamos esclarecer mais um ponto chave e bem básico que todo católico deveria saber e por algum motivo, alguma falha em sua catequese ou alguma falta de orientação de alguém, faz errado. Vamos lá!
Primeiro ponto é ter feito a Primeira Eucaristia. Segundo ponto é fazer um exame de consciência, uma reflexão de suas atitudes que desagradaram a Deus. Depois decida-se ir ou não ir para a fila da comunhão. Atenção, se estiver com algum impedimento em relação a estado de vida, faça sua comunhão espiritual! Jesus habitará em seu coração sim, pois Ele o ama e deseja um dia poder estar presente em corpo e sangue em você! Deseje isso também e procure o quanto antes regularizar sua situação! Não é a Igreja que te impede e sim a sua situação atual!
Bom, voltando ao exame de consciência, ouvi de um sacerdote uma vez que as faltas leves, cotidianas, as que são perdoadas na Santa Missa no ato penitencial, não nos impedem de comungar. Já uma falta grave requer confissão e tb quando passamos um bom tempo sem ir ao confessionário, é hora de despertar e dirigir-se ao sacerdote para assim, confessar o arrependimento e acolher o perdão de Deus.
FORMAS DE COMUNGAR
- Na boca
- Na mão
- De joelhos e na boca
1. Na boca: ''Eis o Corpo de Cristo!'' você responderá: ''Amém!'' e abrirá a boca o suficiente para que a partícula sagrada seja colocada em sua língua.
2. Na mão: primeiro, mãos limpas, hein! Com a mão esquerda em cima da mão direita, à altura do coração, você responderá o ''Amém'' e deixará descansar o Corpo de Cristo em sua mão, pegando-O com os dedos da mão direita e levando-O à sua boca, na presença do sacerdote ou ministro. Nada de levar a palma da mão esquerda até sua boca ou fechar a mão e sair andando, comungando pelo caminho ou até nem comungando. É triste ver irmãos que não tem consciência pois quantas vezes o Corpo de Cristo é encontrado grudado debaixo dos bancos, pois foi retirado da boca, porque a pessoa não gostou e descartou.... e outros que roubam a Sagrada Eucaristia para levar a outros lugares. Muito cuidado! Já não é mais um pedaço de pão! É o próprio Cristo! "Quem deitar fora as espécies consagradas ou as subtrair ou retiver para fim sacrílego incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica" (CIC 1367).
Mas ainda não acaba por aí a comunhão na mão; você deve olhar minuciosamente para a palma de sua mão esquerda e ver e não ficou nem uma partícula. Por menor que seja, é o Cristo por inteiro. Comungue-a! Não permita que se perca pelo chão ou limpando a mão em sua roupa.
3. De joelhos e na boca: há um certo espanto quando alguém se ajoelha para receber a comunhão, mas essa pessoa está certíssima! Dobrando os joelhos estamos adorando o Senhor. Não julguemos os irmãos que assim preferem comungar. Essa prática tem voltado ultimamente e é realmente uma demonstração de grande honra a Jesus. Já soube de casos de um sacerdote e até de ministros que mandaram a pessoa se levantar e receber a comunhão de pé. Gente! O que é isso? Essa forma é autorizada sim pela Igreja e o fiel não pode ser impedido de fazer essa honra a Jesus. "Não é lícito negar a sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, só pelo fato de querer receber a Eucaristia ajoelhado ou de pé" (Redemptionis sacramentum, 91).
---------------------------
Resumindo: depois de responder "amém", o fiel comunga "na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que recebe a santa hóstia, consome-a inteiramente" (Instrução Geral do Missal Romano, 161).
Permita que a Eucaristia se dissolva em sua boca, enquanto você ora e louva o Senhor! Lembre-se de permanecer 1h em jejum antes de comungar, exceto se precisar tomar água ou algum remédio. ''Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, excepto água ou remédios.
As pessoas de idade avançada e as que padecem de alguma doença, e ainda quem as trata, podem receber a santíssima Eucaristia, mesmo que dentro da hora anterior tenham tomado alguma coisa'' (CDC, can. 919).
-----------------------------------